Central de Atendimento: (31) 3289.7400 Segunda à sexta-feira, 7h às 19h
Sábado, 7h às 13h

Exames / MEDICINA NUCLEAR

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que emprega radiofármacos ao invés de contrastes, com finalidade diagnóstica e terapêutica. Habitualmente os materiais radioativos administrados, via venosa, ao paciente apresentam distribuição para determinados órgãos ou tipos celulares.

Esta distribuição é útil na avaliação funcional desses órgãos, como o coração, pulmões, tireóides e paratireóides, trato gastro intestinal, rins, esqueleto, cérebro, linfonodos, entre muitos outros. Nas aplicações diagnósticas, a distribuição do radiofármaco no corpo do paciente é conhecida a partir de imagens geradas em um equipamento denominado câmara cintilográfica.

A maior ou menor captação dos compostos permite avaliar a função dos tecidos, diferentemente da maioria dos métodos radiológicos que dão maior ênfase na avaliação anatômica dos órgãos. A avaliação funcional realizada pela Medicina Nuclear traz, muitas vezes, informações diagnósticas de forma precoce em diferentes patologias. O exame requer preparo, o qual varia segundo a finalidade diagnóstica que se almeja.

Exames Oferecidos